Sara Mariana's profile

Liberdade Perpétua

Liberdade, Igualdade e Fraternidade - Liberdade Perpétua e restrição à hipocrisia 
 
Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, mas não há ninguém que explique, e ninguém que não entenda. De modo eloquente e categórico, discutimos e interpretamos de maneira circunstancial o conceito de liberdade. Uma concepção que se faz presente há longo prazo, coexistindo-se com o desejo e sonho humano de alcançar o almejado sentimento, que nutre a raça humana de luminosidade, instinto e curiosidade. Talvez, de certo modo, uma conceituação idealizada e abstrata, porém, que atravessa a alma e o coração.
 
Ser livre é reconhecer que a felicidade é o espaço entre o sonho e a realidade, ter uma vida e o poder de realmente transformá-la. Somos constantemente expostos à ambientes, situações e contextos indesejados, fruto do processo que necessitamos atravessar para realizar e adquirir de fato, a nossa felicidade e liberdade, que tanto desejamos. A vida real nos impossibilita de vivenciar com clareza as dádivas que nos são proporcionadas, a aurora dos novos tempos da modernidade. A monotonia nos impede de enxergar com nitidez a preciosidade das coisas, o mistério, a fluidez e as coincidências místicas. Nos impossibilita de perceber que o sistema retórico e invariável que estamos inseridos, dificulta a obtenção da aguardada liberdade.
 
Talvez esse conceito esteja vinculado a nossa zona de conforto. Pessoas introspectivas, que não se arriscam, permanecendo em seu estado reconfortante e pacifista; versus, indivíduos com olhares artísticos, sem medo e pudor para enriquecer suas ideias, ilusões e pensamentos críticos com tamanha infinidade e lucidez. A loucura se misturando ao certo com o que é lúcido, verídico e essencial. Mas a liberdade é circunstancial, ela é variada de acordo com a sua classe social. A discrepância é nítida, irrefutável e autoritária. Ela se distingue entre os privilegiados da sociedade e a classe marginalizada. Alguns são livres para escolher o que vão se alimentar no almoço, outros, são livres para optar qual refeição do dia irão se beneficiar.
 
A privação da nossa liberdade não se compactua apenas em uma cela, ela é de forma mascarada, ilusória e cautelosa. Somos livres para realizar qualquer contravenção penal, somos livres para escolher diretamente, sem restrições ou limitações, nossa futura profissão, o que iremos efetuar pelo restante de nossas vidas. Porém, a liberdade após a concretização desses fatos, talvez seja hostilizada. Vivenciamos as consequências e mazelas que cometemos por mal planejamento, por pressão e escassez de tempo e autoconhecimento. Pela influência e opressão exercida pela sociedade, e pelos valores e padrões sociais que nos são impostos rotineiramente - o inferno são os outros. 
 
Entre escolhas, possibilidades e prioridades livres, liberdade transfigura-se em palavra de efeito, sempre no meio de uma frase com o objetivo de impressionar os desatentos. No íntimo, estamos agarrados à capacidade de ser outra coisa diferente do que somos intrinsicamente, da história que imaginamos. Podemos fazer mágica por meio de ter tudo, mas mantendo solto, saindo do raso e do abstrato, sem restringir a diversidade e o indiferente. Que a liberdade possa ser concretizada, conquistada e realizada para todos, sem distinções sociais, baseando-se apenas no bem comum em prol da coletividade, adquirindo liberdade perpétua. Que possamos optar por explorar o desconhecido e interferir na hipocrisia social.
 
 
 
Liberdade Perpétua
Published:

Liberdade Perpétua

Published:

Creative Fields